IEST - Instituto Educacional Santa Terezinha

Área Restrita

Ingresso
Será condição para matrícula do aluno a concordância expressa dos pais com os termos do Regimento Escolar. A matrícula é efetuada mediante requerimento do pai ou responsável e com entrega da documentação exigida para cada caso.

Introdução
No mundo contemporâneo, o papel do Ensino Médio torna-se cada vez mais decisivo. É nesta etapa da vida escolar que os adolescentes se preparam para desafios, consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida, encerram um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir responsabilidades da vida adulta.
Em decorrência dessas transformações, o Instituto Educacional Santa Terezinha se apropria de propostas de trabalho que evidenciam novos desafios: o vestibular, o mundo do trabalho, a responsabilidade social e a formação da personalidade.

Avaliação do Ensino e Aprendizagem Durante o Ano Letivo
A avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento e deverá expressar os resultados mediante a escala adotada pela escola em todos os níveis de ensino.
No Ensino Fundamental os alunos são avaliados continuamente por meio de trabalhos coletivos e individuais, participação efetiva nas atividades escolares, avaliação do aproveitamento, cumprimento das tarefas de casa, pesquisas e assiduidade.
Os resultados de avaliações serão registrados, para cada componente curricular, por meio de sínteses bimestrais e finais, expressos em escala numérica,  de notas em 0 (zero) a 10 (dez), graduada de cinco em cinco décimos.
Será considerado como indicativo de aproveitamento satisfatório a nota igual ou superior a 6,0 (seis inteiros) em cada componente curricular.

Recuperação de Estudos
Para os alunos com nota inferior a 6,0 no decorrer do ano letivo serão oferecidos estudos de recuperação contínua e paralela, independente do número de componentes curriculares.

Recuperação Contínua
Realizadas durante as atividades escolares ao longo do período letivo, quando o professor, ao detectar as dificuldades de aprendizagem, dedicará de imediato, atenção diferenciada ao aluno para rever o conteúdo não assimilado.

Recuperação Paralela
Oferecida em horário diverso do horário de aulas aos alunos que, ao final do bimestre, apresentarem nota inferior a 6,0 (seis).
A época e a duração do processo de recuperação paralela estão especificadas no Calendário Escolar.

Boletim Escolar
Bimestralmente, os resultados da avaliação de aproveitamento do aluno serão registrados no Boletim Escolar e entregues aos pais nas datas especificadas no Calendário Escolar.

Provas finais
Será submetido à prova final o aluno que ao término do ano letivo, estando com frequência igual ou superior a 75%, obtiver em até três disciplinas média anual abaixo de 6,0 (seis inteiros).
A média  final definitiva, a ser atribuída após a prova final, deverá ser o cálculo da média anual somada à nota atribuída na prova final dividido por 2.
Considera-se promovido a aluno que após a prova final obtiver rendimento igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros). 

Currículo Escolar
O currículo do novo Ensino Médio propõe o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício da cidadania e enfatiza a formação geral para que o aluno, ao terminar essa etapa, possa continuar estudando e/ou entrar para o mercado de trabalho.
A proposta é o desenvolvimento de um projeto pedagógico que une as informações e conteúdos disciplinares, com valores e atitudes que favorecem o desenvolvimento de habilidades e a conquista de competências importantes para a vida pessoal, social e para o trabalho.

 

Componentes

1ª Série   
    

 Série   
   

 Série

Base Nacional Comum     

Língua Portuguesa     

4

4

4

 

Literatura

2

2

2

 

Arte

1

1

1

 

Educação Física

1

1

1

 

Matemática

5

5

5

 

Biologia

4

4

4

 

Física

4

4

4

 

Química

4

4

4

 

História

3

3

3

 

Geografia

3

3

3

Parte Diversificada

Inglês

1

1

1

 

Espanhol

1

1

1

 

Filosofia

1

1

1

 

Sociologia

1

1

1

Proposta Pedagógica
- Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades para interpretar criticamente informações, comunicar ideias por diferentes linguagens, formular e solucionar problemas;
- desenvolver hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que saibam buscar, selecionar e aplicar os conhecimentos;
- criar hábitos adequados de estudo e de trabalho em grupo desempenhando com organização, flexibilidade e tolerância;
- formar cidadãos que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática.

Horário das Aulas
7h às 13h10

 

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