IEST - Instituto Educacional Santa Terezinha

Área Restrita

Avaliação
A avaliação do aproveitamento incide sobre o desempenho global do aluno nas diferentes experiências de aprendizagem, de forma contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
Para a avaliação do aproveitamento são utilizados, no decorrer de cada bimestre, instrumentos tais como: provas objetivas, trabalhos individuais ou em grupos, tarefas de casa, observação diária do aluno e outros processos dinâmicos que a iniciativa pedagógica exigir, elaborados pelo professor sob a supervisão da coordenadora.
As sínteses bimestrais dos resultados da avaliação são expressas em notas de (0) zero a (10) dez, graduadas de cinco em cinco décimos, refletindo as diferenças de desempenho.
Bimestralmente, os resultados da avaliação são comunicados aos pais.

Recuperação de Estudos
A partir do registro das dificuldades de ensino-aprendizagem, serão estabelecidas formas diferenciadas de recuperação:

Recuperação Contínua
Inserida no trabalho pedagógico realizado no dia a dia da sala de aula, com intervenções imediatas, dirigidas
às dificuldades específicas, assim que forem constatadas;

Recuperação Paralela
Ao final de cada bimestre com um trabalho direcionado, paralelo às aulas regulares.

Avaliação do ensino e aprendizagem durante o ano letivo
A avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento e deverá expressar os resultados mediante a escala adotada pela escola em todos os níveis de ensino.
No Ensino Fundamental os alunos são avaliados continuamente por meio de trabalhos coletivos e individuais, participação efetiva nas atividades escolares, avaliação do aproveitamento, cumprimento das tarefas de casa, pesquisas e assiduidade.
Os resultados de avaliações serão registrados, para cada componente curricular, por meio de sínteses bimestrais e finais, expressos em escala numérica,  de notas em 0 (zero) a 10 (dez), graduada de cinco em cinco décimos.
Será considerado como indicativo de aproveitamento satisfatório a nota igual ou superior a 6,0 (seis inteiros) em cada componente curricular.

Recuperação de Estudos
Para os alunos com nota inferior a 6,0 no decorrer do ano letivo serão oferecidos estudos de recuperação contínua e paralela, independente do número de componentes curriculares.

Recuperação Contínua
Realizadas durante as atividades escolares ao longo do período letivo, quando o professor, ao detectar as dificuldades de aprendizagem,
dedicará de imediato, atenção diferenciada ao aluno para rever o conteúdo não assimilado.

Recuperação Paralela
Oferecida em horário diverso do horário de aulas aos alunos que, ao final do bimestre, apresentarem nota inferior a 6,0 (seis).
A época e a duração do processo de recuperação paralela estão especificadas no Calendário Escolar.

Boletim Escolar
Bimestralmente, os resultados da avaliação de aproveitamento do aluno serão registrados no Boletim Escolar e entregues aos pais nas datas especificadas no Calendário Escolar.

Provas Finais
Será submetido à prova final o aluno que ao término do ano letivo, estando com frequência igual ou superior a 75%, obtiver em até três disciplinas média anual abaixo de 6,0 (seis inteiros).
A média  final definitiva, a ser atribuída após a prova final, deverá ser o cálculo da média anual somada à nota atribuída na prova final dividido por 2.
Considera-se promovido a aluno que após a prova final obtiver rendimento igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros). 

Currículo Escolar
A proposta curricular do Ensino Fundamental I está pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O conteúdo programático é organizado de modo a permitir ao aluno vivenciar situações que propiciem a construção de conceitos cada vez mais abrangentes.
No Ensino Fundamental I, a professora assessorada por uma coordenadora, centraliza o ensino das disciplinas de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências, em dedicação exclusiva a uma única série, permitindo ao aluno a vivência do conhecimento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, como sendo um conjunto integrado em estreita correlação com a afetividade e a proximidade necessárias nessa fase.
As matérias: Educação Física, Arte/Música, Inglês e Espanhol, são ministradas por professoras especialistas que elaboram as aulas sob a orientação da coordenadora da série.

Quadro Curricular
Número de aulas semanais de 50 minutos

 

 

Carga Horária Semanal

 

Componentes     

1° Ano 

2° Ano 

3° Ano 

4° Ano 

5° Ano 

6° Ano 

7º Ano 

8º Ano 

9º Ano 

Base Nacional Comum    

Português

7

7

7

7

7

5

5

5

5

 

História

2

2

2

2

2

3

3

3

3

 

Geografia

2

2

2

2

2

3

3

3

3

 

Matemática

7

7

7

7

7

5

5

5

6

 

Ciências

3

3

3

3

3

3

3

3

5

 

Arte

2

2

2

2

2

1

1

1

2

 

Ed. Física

1

1

1

1

1

2

2

2

2

Parte Diversificada

Inglês

1

1

1

1

1

2

2

2

2

 

Espanhol

 

 

 

 

 

 1

 1

 1

2

Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla.
Faz parte dessa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. Esse processo valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor.
Portanto é imprescindível uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

Objetivo
O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
- o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos, o pleno domínio da leitura e do cálculo;
- a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
- o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
- o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Horário das Aulas
12h20 às 17h
Período Integral: 7h às 18h30

 

Equipe          Blog de Atividades