IEST - Instituto Educacional Santa Terezinha

Área Restrita

Avaliação
A avaliação do aproveitamento incide sobre o desempenho global do aluno nas diferentes experiências de aprendizagem, de forma contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
Para a avaliação do aproveitamento são utilizados, no decorrer de cada bimestre, instrumentos tais como: provas objetivas, trabalhos individuais ou em grupos, tarefas de casa, observação diária do aluno e outros processos dinâmicos que a iniciativa pedagógica exigir, elaborados pelo professor sob a supervisão da coordenadora.
As sínteses bimestrais dos resultados da avaliação são expressas em notas de (0) zero a (10) dez, graduadas de cinco em cinco décimos, refletindo as diferenças de desempenho.
Bimestralmente, os resultados da avaliação são comunicados aos pais.

Recuperação de estudos
A partir do registro das dificuldades de ensino-aprendizagem, serão estabelecidas formas diferenciadas de recuperação:

Recuperação Contínua
Inserida no trabalho pedagógico realizado no dia a dia da sala de aula,
com intervenções imediatas, dirigidas às dificuldades específicas, assim que forem constatadas.

Recuperação Paralela
ao final de cada bimestre com um trabalho direcionado, paralelo às aulas regulares.

Avaliação do ensino e aprendizagem durante o ano letivo
A avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento e deverá expressar os resultados mediante a escala adotada pela escola em todos os níveis de ensino.
No Ensino Fundamental os alunos são avaliados continuamente por meio de trabalhos coletivos e individuais, participação efetiva nas atividades escolares, avaliação do aproveitamento, cumprimento das tarefas de casa, pesquisas e assiduidade.
Os resultados de avaliações serão registrados, para cada componente curricular, por meio de sínteses bimestrais e finais, expressos em escala numérica,  de notas em 0 (zero) a 10 (dez), graduada de cinco em cinco décimos.
Será considerado como indicativo de aproveitamento satisfatório a nota igual ou superior a 6,0 (seis inteiros) em cada componente curricular.

Recuperação de Estudos
Para os alunos com nota inferior a 6,0 no decorrer do ano letivo serão oferecidos estudos de recuperação contínua e paralela, independente do número de componentes curriculares.

Recuperação Contínua
Realizadas durante as atividades escolares ao longo do período letivo, quando o professor, ao detectar as dificuldades de aprendizagem, dedicará de imediato, atenção diferenciada ao aluno para rever o conteúdo não assimilado.

Recuperação Paralela
Oferecida em horário diverso do horário de aulas aos alunos que, ao final do bimestre, apresentarem nota inferior a 6,0 (seis).

A época e a duração do processo de recuperação paralela estão especificadas no Calendário Escolar.

Boletim Escolar
Bimestralmente, os resultados da avaliação de aproveitamento do aluno serão registrados no Boletim Escolar e entregues aos pais nas datas especificadas no Calendário Escolar.

Provas Finais
Será submetido à prova final o aluno que ao término do ano letivo, estando com frequência igual ou superior a 75%, obtiver em até três disciplinas média anual abaixo de 6,0 (seis inteiros).
A média  final definitiva, a ser atribuída após a prova final, deverá ser o cálculo da média anual somada à nota atribuída na prova final dividido por 2.
Considera-se promovido a aluno que após a prova final obtiver rendimento igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros). 

Currículo Escolar
A proposta curricular do Ensino Fundamental II está pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O conteúdo programático é organizado de modo a permitir ao aluno vivenciar situações que propiciem a construção de conceitos cada vez mais abrangentes.
No Ensino Fundamental II, a professora assessorada por uma coordenadora, centraliza o ensino das disciplinas de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências, em dedicação exclusiva a uma única série, permitindo ao aluno a vivência do conhecimento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, como sendo um conjunto integrado em estreita correlação com a afetividade e a proximidade necessárias nessa fase.
As matérias: Educação Física, Arte/Música, Inglês e Espanhol, são ministradas por professoras especializadas que elaboram as aulas sob a orientação da coordenadora da série.

Quadro Curricular do Ensino Fundamental
Número de aulas semanais de 50 minutos

 

 

Carga Horária Semanal

 

Componentes     

1° Ano 

2° Ano 

3° Ano 

4° Ano 

5° Ano 

6° Ano 

7º Ano 

8º Ano 

9º Ano

Base Nacional Comum   

Português

7

7

7

7

7

5

5

5

5

 

História

2

2

2

2

2

3

3

3

3

 

Geografia

2

2

2

2

2

3

3

3

3

 

Matemática

7

7

7

7

7

5

5

5

6

 

Ciências

3

3

3

3

3

3

3

3

5

 

Arte

2

2

2

2

2

1

1

1

2

 

Ed. Física

1

1

1

1

1

2

2

2

2

Parte Diversificada

Inglês

1

1

1

1

1

2

2

2

2

 

Espanhol

 

 

 

 

 

1

1

1

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Proposta Pedagógica
O Ensino Fundamental tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla.
Faz parte dessa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. Esse processo valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor.
Portanto é imprescindível uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

Objetivo
O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
- o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos, o pleno domínio da leitura e do cálculo;
- a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
- o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
- o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. 

Horário das Aulas
6º ao 8º Ano: 7h20 às 11h50
9º Ano: 7h às 12h20

 

Equipe         Blog de Atividades