As crianças precisam ingerir uma certa quantidade de nutrientes, pois estão em fase de crescimento intenso e de estruturação psíquica e cognitiva. Para isso, elas necessitam ingerir alimentos que atuam na formação, no desenvolvimento e estimulem o funcionamento do organismo como um todo de forma adequada.
O sistema cerebral é extremamente importante, além de controlar o corpo de forma geral, é responsável pela aprendizagem, onde o processo de aquisição de conhecimentos exige muita concentração, atenção e manutenção do foco. Por isso, é necessário a ingestão contínua e equilibrada de minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos e demais nutrientes que atuam na estruturação do cérebro.
Sabendo disso, uma alimentação consciente e saudável pode auxiliar muito as crianças na hora dos estudos. A seguir, estão listados alguns alimentos que podem ajudar no aprendizado escolar:
Alimentos que estimulam a aprendizagem
1. Chia: Sementinhas que possuem Omega-3 e os ácidos eicosapentaenoicos (EPA), docosa-hexaenoico (DHA) e alfalinolênico (ALA) que são os principais constituintes dos lípideos que formam as membranas cerebrais e são fundamentais para o desenvolvimento da retina e para o desenvolvimento neural da criança.
2. Castanhas: As castanhas em geral (castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas e nozes) são ricas em vitaminas do complexo B, que atuam protegendo o sistema neurológico e no metabolismo energético. Quando os níveis de vitaminas do complexo B estão baixos, são associados à problemas de memória e doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson.
3. Linhaça: É fonte de ômega-3, fibras, proteínas, ferro e magnésio. Possui antioxidantes que combatem o estresse do organismo e colaboram para o bom desenvolvimento cerebral.
4. Brócolis: É uma importante fonte de colina e contribui para o bom funcionamento cerebral, redução da inflamação, controle do açúcar no sangue e diminuição da prisão de ventre
5. Couve: Considerado um anti-inflamatório natural, sendo muito importante nos processos de cicatrização e absorção do cálcio. Também é rica em ferro para a maturação dos neurônios e, consequentemente, para a manutenção cerebral. Além disso, seu consumo contínuo ajuda a melhorar a imunidade e a combater a anemia.
6. Espinafre: Folhas verde-escuras de modo geral, são fontes de ferro, mineral que possibilita o transporte de oxigênio entre as células, colaborando para a produção de energia celular e cerebral. A folha também ajuda a prevenir problemas de visão e anemia.
7. Amendoim: O zinco presente na oleaginosa atua na síntese de proteínas importantes para a produção de neurotransmissores e sua deficiência está associada ao prejuízo no crescimento e maturação dos neurônios.
8. Aveia: Estimula a aprendizagem devido ao seu alto teor de antioxidantes. Esses compostos ajudam a eliminar os radicais livres responsáveis pela deterioração celular.
9. Frutas vermelhas: Fonte de antioxidantes, colaborando para a melhora da imunidade, bom funcionamento cerebral e combate de radicais livres.
Mariana Hara Nutricionista
CRN 24.823
Comments