Os cuidados com a higiene durante a manipulação de alimentos são essenciais para prevenir uma série de doenças que podem ser transmitidas por alimentos contaminados por microrganismos. As hortaliças são cultivadas em um meio ambiente com solos ricos em nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento delas, porém são carregados de bactérias, vírus e parasitas.
Esses cuidados devem fazer parte da rotina de todas as famílias e estabelecimentos para garantir a qualidade e a segurança alimentar de quem vai consumir esses alimentos.
A higienização correta consiste em duas etapas: a limpeza para remoção da sujeira visível e a sanitização para remoção da contaminação por microrganismos. Abaixo está o passo a passo para uma higienização adequada de hortaliças:
1. Lave as mãos e utilize somente utensílios limpos.
Higienize bem as mãos e os utensílios antes de utilizar e manipular os alimentos. Separe uma tábua para as carnes e outra para os legumes e verduras para evitar a contaminação cruzada.
2. Remova as partes danificadas dos alimentos.
Remova com o auxílio de uma faca ou colher, as partes estragadas, pois apenas uma parte ou uma folha estragada pode ser foco de contaminação.
3. Lave em água corrente.
Lave os alimentos em água corrente antes da sanitização e retire as sujidades mais aparentes do alimento, como terra, folhas e insetos. Nesse momento, é possível utilizar uma escova de nylon (exclusiva para isso, ou que não tenha sido usada para nenhuma outra finalidade) para lavar as cascas dos alimentos.
4. Coloque as frutas, legumes e verduras imersos em solução.
Utilize uma colher de sopa (10 ml) de hipoclorito de sódio ou água sanitária —na concentração de 2,0% ou 2,5%. Ou duas colheres de sopa de hipoclorito — na concentração de 1%, para cada litro de água. Coloque os alimentos em imersão nessa solução por, no mínimo, 15 minutos.
5. Enxague em água corrente.
Retire as frutas, legumes ou folhas da solução clorada e enxágue abundantemente em água corrente.
Siga todas as etapas e após concluir, seu alimento está adequado e seguro para consumir!
Mariana Tiemi Hara
CRN 24 823
Comments